quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O vinho parece ser benéfico para a sáude... Será?

Apesar de ser uma bebida alcoólica, o vinho parece ser benéfico para a saúde... Será?!

O vinho é uma bebida alcoólica feita, tradicionalmente, a partir da fermentação do sumo de uva (também chamado mosto). Os açúcares da fruta, por acção de microorganismos, são convertidos em álcool etílico.
Conhecem-se 5 tipos distintos de vinhos: Os vinhos tintos, os brancos, os rosés, os espumantes e os vinhos fortificados. Em Portugal existe um tipo específico, o vinho verde, que pode ser tinto ou branco, mas devido à sua acentuada acidez, constitui uma categoria distinta.

Informação nutricional
Os vinhos são compostos basicamente por água (85 a 90%), álcool (7 a 24%), ácidos e açúcares provenientes das uvas. O teor alcoólico do vinho pode variar entre 10 a 15%, podendo alcançar valores superiores (cerca de 20%) no caso de vinhos fortificados, como o Vinho do Porto ou o da Madeira.

Tabela de composição nutricional  (por 100g de porção edível)


μg = microgramas e mg = miligrama. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Cereja = média de 4 variedades de cereja.Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 112

Entre o mesmo tipo de vinho o teor de açúcar vai variar. A classificação quanto ao açúcar é:

Vantagens e desvantagens
  • Rico em flavonóides, que exercem efeitos antinflamatórios e têm uma acção antioxidante, reduzindo assim o risco de doenças como arteriosclerose e trombose.
  • Contém procianidinas que aumentam a resistência das fibras de colagénio, exercendo um efeito protector sobre a parede dos vasos sanguíneos.
  • Contém resveratrol que dissipa as plaquetas e aumenta o colesterol HDL (bom colesterol).
  • O seu consumo excessivo está associado a factores de risco para a obesidade, hipercolesterolemia e hipertensão.
  • O álcool do vinho provoca ainda alterações da capacidade de concentração e de reacção, bem como alterações de humor.

Fica o meu conselho:
beba com moderação. Para os homens a recomendação é dois copos de 20 cl por dia e para as mulheres, porque apresentam menor tolerância ao álcool, um copo de 20 cl por dia. Contudo, se está a cumprir uma plano alimentar estas calorias têm que ser contabilizadas por isso não devem ser consumidas diariamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário