Apesar de ser uma bebida alcoólica, o vinho parece ser benéfico para a saúde... Será?!
O vinho é uma bebida alcoólica feita, tradicionalmente, a partir da fermentação do sumo de uva (também chamado mosto). Os açúcares da fruta, por acção de microorganismos, são convertidos em álcool etílico.
Conhecem-se 5 tipos distintos de vinhos: Os vinhos tintos, os brancos, os rosés, os espumantes e os vinhos fortificados. Em Portugal existe um tipo específico, o vinho verde, que pode ser tinto ou branco, mas devido à sua acentuada acidez, constitui uma categoria distinta.
Informação nutricional
Os vinhos são compostos basicamente por água (85 a 90%), álcool (7 a 24%), ácidos e açúcares provenientes das uvas. O teor alcoólico do vinho pode variar entre 10 a 15%, podendo alcançar valores superiores (cerca de 20%) no caso de vinhos fortificados, como o Vinho do Porto ou o da Madeira.
Os vinhos são compostos basicamente por água (85 a 90%), álcool (7 a 24%), ácidos e açúcares provenientes das uvas. O teor alcoólico do vinho pode variar entre 10 a 15%, podendo alcançar valores superiores (cerca de 20%) no caso de vinhos fortificados, como o Vinho do Porto ou o da Madeira.
Tabela de composição nutricional (por 100g de porção edível)
μg = microgramas e mg = miligrama. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Cereja = média de 4 variedades de cereja.Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 112
Entre o mesmo tipo de vinho o teor de açúcar vai variar. A classificação quanto ao açúcar é:
- Brut-nature: é aquele sem adição de açúcar, com pouco açúcar ou zero.
- Extra-bruto: de 0 a 6 g/l.
- Bruto: até 15 g/l.
- Extra-seco: entre 12 e 20 g/l
- Seco, sec ou dry: entre 17 e 35 g/l;
- Meio doce, meio seco ou demi-sec: entre 33 e 50 g/l;
- Vinho suave ou doce: mais de 50 g/l
Vantagens e desvantagens
- Rico em flavonóides, que exercem efeitos antinflamatórios e têm uma acção antioxidante, reduzindo assim o risco de doenças como arteriosclerose e trombose.
- Contém procianidinas que aumentam a resistência das fibras de colagénio, exercendo um efeito protector sobre a parede dos vasos sanguíneos.
- Contém resveratrol que dissipa as plaquetas e aumenta o colesterol HDL (bom colesterol).
- O seu consumo excessivo está associado a factores de risco para a obesidade, hipercolesterolemia e hipertensão.
- O álcool do vinho provoca ainda alterações da capacidade de concentração e de reacção, bem como alterações de humor.
Fica o meu conselho:
beba com moderação. Para os homens a recomendação é dois copos de 20 cl por dia e para as mulheres, porque apresentam menor tolerância ao álcool, um copo de 20 cl por dia. Contudo, se está a cumprir uma plano alimentar estas calorias têm que ser contabilizadas por isso não devem ser consumidas diariamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário