quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Alimentação em tempos de crise

Aprenda a cozinhar de forma nutricionalmente equilibrada e a baixo custo, mas não se esqueça nunca de seguir os pressupostos da roda dos alimentos: uma alimentação completa, variada e equilibrada.

Exemplo de um menu saudável e económico:

Creme de grão de bico com couve-de-bruxelas + Omolete de alho-francês e cenoura com arroz de espinafres + Kiwi + Copo de água = 1€

Creme de grão de bico com couve-de-bruxelas
Ingredientes para 4 pessoas:
160g de grão de bico em lata
120g de cenoura
120g de cebola
80g de couve-de-bruxelas congeladas
20ml de azeite
Modo de confecção:
Descasque, lave e corte em pedaços metade da cebola e a cenoura. Coloque todos estes ingredientes numa panela com água previamente aquecida e temperada com pouco sal e deixe cozer em lume brando, adicionando entretanto o grão-de-bico.
Passe a sopa com a varinha mágica. Lave a couve-de-bruxelas e adicione-a à sopa passada para cozer. Depois de pronta, coloque o azeite e misture muito bem. 

Omolete de alho-francês e cenoura com arroz de espinafres
Ingredientes para 4 pessoas:
4 ovos
80g de cebola
120g de alho-francês
40g de salsa
120g de cenoura
160g de arroz
120g de espinafres
40ml de azeite
Modo de confecção:
Omolete de alho-francês e cenoura - Descasque, lave e pique metade da cebola e a salsa. Descasque, lave e corte a cenoura em tiras bem fininhas. Lave e corte o alho-francês em tiras. Coza o alho-francês e a cenoura, e depois de cozidos escorra-os bem. Num tacho anti-aderente coloque o ovo mexido, a cebola, a salsa, a cenoura, o alho-francês e o azeite. Espere até ficar com uma consistência firme. Vire com uma espátula e deixe cozinhar um pouco.
Arroz de espinafres - Descasque, lave e pique a restante cebola. Lave e corte os espinafres em pedaços.Coloque a cebola e um pouco de azeite numa panela. De seguida coloque água e quando ferver coloque o arroz e os espinafres e deixe cozer em lume brando, previamente temperado com pouco sal. Sirva num prato a omolete com o arroz de espinafres. Para sobremesa o kiwi em rodelas (cerca de 130g de kiwi por pessoa).

Nota: Pode fazer a sua omolete como se fosse um crepe, rechear com os legumes e enrola-la fazendo um cilindro.

Esta receita é uma excelente fonte ácido fólico. As principais funções no organismo são:
- Intervenção na produção de ácidos nucleicos, no crescimento e reprodução;
-Prevenção de malformações no tubo neural dos fetos.

Outras fontes importantes de ácido fólico: hortícolas de folha verde escura, fígado, frutos secos como as nozes e avelãs, leguminosas como feijão e ervilhas, gema de ovo.


Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário