quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Chegou uma época de grandes excessos alimentares, o Natal

Chegou uma época de grandes excessos alimentares, o Natal.

E neste momento o primeiro pensamento é “dar um tempo” no controle alimentar e depois de acabar as broas e sobremesas corrigir os danos provocados no nosso peso. Será que é o melhor caminho a seguir?

Com certeza não é. Se pensarmos assim não será possível evoluir no acompanhamento nutricional. Ou seja, o ano inteiro têm comemorações que atrapalham o nosso objetivo para o nosso controle do peso. Somente nos últimos meses passamos pelo Carnaval, Pascoa , Ferias de verão e agora em breve o Natal e Fim de Ano.

Decididamente este é um ciclo que deve ser cortado. Vamos aliar as datas comemorativas com a Reeducação Alimentar!

Dicas para o Natal:
  • Antes de chegar o Natal é importante seguir uma alimentação saudável e equilibrada. Precisamos de evitar um ganho de peso nesta época. E se possível, eliminar umas graminhas também.
  •  Reduza a quantidade de açúcar nas receitas dos doces elaborados. E não se esqueça, reduza a quantidade destes doces, porque se fizer grandes quantidades vai ter de acabar por comer mesmo que seja nos dias subsequentes...
  • Prefira o azeite quer para a substituição de manteiga e margarina nas suas receitas quer para a confecção.
  • Se receber chocolates como prenda divida com familiares ou amigos. Se não se sentir muito contente em dividir o seu chocolate, faça o seguinte: fraccione o consumo. Como assim? Sim, consuma em pequenas porções por dia. Tente consumir no máximo 30 a 40 gramas por dia (equivalente a 3 a 4 quadradinhos).
  • Se abusar no consumo de doces não tente compensar nas outras refeições ficando em jejum. Consuma refeições leves e ricas em vegetais e proteínas magras como o peito de frango e peixes.
  • Não substitua uma refeição por uma maior quantidade de doces. Não pense apenas em equilibrar calorias porque o seu corpo precisa de nutrientes.
  • Atenção as entradas porque no geral são muito calóricas. Pode optar por provar um pouco do que mais gosta, ou então pedir para provar de um familiar/amigo proximo. Se não quer que saibam que está de dieta, seja discreto (a) procure apenas mostrar o que gosta, mas que não tem fome suficiente para comer uma entrada completa sozinho(a).
Com essas dicas será possível consumir alguns alimentos sem culpa mas com um certo equilíbrio!

Bom Natal.



Sem comentários:

Enviar um comentário