quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Castanhas quentinhas e boas


As castanhas são um fruto particularmente rico em hidratos de carbono complexos. A quantidade de gordura que apresentam, é em tudo muito semelhante à dos cereais, e consequentemente, muito inferior à dos restantes frutos gordos.
Por outro lado, o seu conteúdo em água é de cerca de 50 %. Todas estas propriedades fazem da castanha um fruto de teor calórico muito inferior aos restantes frutos de outono.

Tabela de composição nutricional (por 100g de porção edível)


Castanha assada com sal
Miolo de castanha
Energia (kcal)
211
185
Água (g)
39,4
48,5
Proteína (g)
3,5
3,1
Lípidos (g)
1,3
1,1
Hidratos de carbono (g)
45,5
39,8
Vitamina A (μg)
11
11
Vitamina C (mg)
46
51
Folatos (μg)
56
61
Cálcio (mg)
23
20
Potássio (mg)
571
500
Magnésio (mg)
48
33
mg = miligramas; μg = microgramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Vitamina A = como equivalentes de retinol. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006, pág. 100-101.

Dos frutos secos a castanha é o único que contém vitamina C, cerca de 50%-60 % da dose diária recomendada, mas que se vai perdendo com o tempo de armazenamento.

Fornecem também vitaminas do complexo B e são uma boa fonte de potássio, mineral com um papel antagonista ao sódio e por isso indicado para combater a hipertensão arterial.

Não contém colesterol, aliás como todos os alimentos de origem vegetal.

Não contêm glúten, constituindo por isso também um excelente alimento para celíacos.

São um importante fornecedor de fibras alimentares, que ajudam na motilidade intestinal e contribuem para a diminuição do colesterol sanguíneo.
Em culinária, é um alimento muito versátil, podendo ser consumida apenas cozida ou assada, mas também, utilizada como acompanhamento de pratos (castanhas assadas, cozidas ou em puré), em base para sopas, na confecção de molhos e até mesmo em sobremesas e bolos.
Mas, por agora, o melhor é aproveitá-las enquanto estão "quentinhas"!

Sem comentários:

Enviar um comentário