sábado, 16 de março de 2013

Prevenção da obesidade infantil começa na gravidez?

Nas primeiras refeições “sólidas” o bebé aceita melhor os alimentos que a mãe consumiu durante a gravidez, revelam estudos sobre o tema. Durante a gravidez o bebé é capaz de sentir os paladares dos alimentos que a mãe consome. Outros estudos também indicam que os maus hábitos alimentares nesta fase, podem levar um aumento de peso do bebé durante a infância. Para prevenir a obesidade infantil é fundamental começar na barriga da mãe.

Se está a pensar em ter um filho deverá prestar atenção a algumas dicas:

Não use a gravidez como desculpa para estar sempre a comer.
Na gravidez as necessidades de energia e de nutrientes são maiores, sendo este aumento dependente do trimestre em que se encontra. No entanto, não significa que deverá comer “por dois”!
Coma em qualidade e não em quantidade! Para o bebé ter um bom desenvolvimento é necessário uma quantidade adequada de hidratos de carbono (massa, arroz, batata, pão, cereais, bolachas), gorduras e proteínas (carne, peixe e ovos). Deverá ter uma especial atenção a alguns alimentos e nutrientes, nomeadamente ácido fólico, ferro, ácidos gordos essenciais e fibra alimentar.

É importante ter um bom controlo do peso, mas não faça dietas restritivas. Não é uma fase da sua vida para perder peso, nem passar fome.

Tenha uma especial atenção à hidratação do seu corpo. É recomendado um aumento da ingestão diária de líquidos entre 1,5 a 2 litros. A maioria dos líquidos deverá ser constituída por água simples (não açucarada). Outro tipo de líquidos (chás, cafés, bebidas gaseificadas ou com cafeína), devem ser reduzidos/retirados da alimentação, uma vez que são bebidas excitantes tanto para o feto como para o bebé.

Para obter informações individualizadas consulte um nutricionista certificado, para lhe prescrever um plano alimentar adequado ao trimestre em que se encontra.
Uma mãe ao seguir uma alimentação variada, equilibrada e completa, levará a melhorar os hábitos alimentares, peso, saúde e bem-estar do seu filho para o resto da sua vida.

Márcia Freitas,
Nutricionista
Nº Ordem 1210N
nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt

O meu artigo semanal no Jornal da Madeira


Sem comentários:

Enviar um comentário