Com a chegada do verão, aumentamos a nossa exposição ao sol e aumentam as probabilidades de surgir queimaduras de pele que, consequentemente, podem originar problemas de saúde graves, tal como o cancro da pele.
As roupas e os protetores solares são umas das principais barreiras contra as queimaduras solares, mas poderemos aumentar a proteção da nossa pele, de dentro para fora, recorrendo à alimentação?
Inúmeros estudos têm demonstrado que a proteção da nossa pele com base na nossa alimentação é uma realidade. Esses estudos revelaram que muitos alimentos contêm proteções naturais; outros demonstraram o papel importante dos alimentos ricos em antioxidantes que aumentam a capacidade do nosso organismo se proteger dos efeitos nefastos do sol.
Em alguns alimentos podemos encontrar substâncias que nos ajudam a proteger a nossa pele. Duas dessas substâncias são os betacarotenos e os licopeno. Os betacarotenos encontram-se nas cenouras, abóbora, batata-doce, manga, pêssego, entre outros sendo responsáveis pela cor laranja destes alimentos. O licopeno encontra-se em alimentos de cor vermelha como o tomate, a melancia ou os pimentos vermelhos.
Ao logo do verão tente incluir estes alimentos na sua alimentação para aumentar a sua proteção interna. Contudo, não se esqueça de usar protetor solar e evitar exposição prolongada ao sol, especialmente nas horas de maior intensidade do calor. Estas dicas não são só para quem vai à praia, mas para todos que diariamente se expõem ao sol.
Comece já a cuidar do seu corpo protegendo-o do sol, por dentro e por fora, tomando um sumo refrescante e riquíssimo em antioxidantes, de tomate, maçã e cenoura.
Ingredientes:
1 tomate
1 maçã
1 cenoura
200ml de água
Gelo
Preparação:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e triture. Tente consumir logo após a sua preparação, assim evita a perda de nutrientes.
Um excelente verão para todos.
Márcia Freitas, Nutricionista
Nº Ordem: 1210
Nnutricionistamarciafreitas.blogspot.pt
O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Publicado no dia 2-07-2013
http://impresso.jornaldamadeira.pt/noticia.php?Seccao=14&id=249079
Sem comentários:
Enviar um comentário