sábado, 30 de março de 2013

O stress engorda?

Vários estudos têm demonstrado uma relação de causalidade e efeito entre o stress e algumas doenças, nomeadamente a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e, inclusivo o desenvolvimento de alguns tipos de cancro. Outros estudos revelaram ainda que o stress é um entrave à perda de peso e está mesmo associado à obesidade.
 
De facto, quando estamos ansiosos ou demasiado preocupados, ocorrem no nosso corpo uma série de reações químicas. Uma dessas reações é a estimulação da glândula adrenal que produz maiores quantidades da hormona cortisol. Esta hormona desempenha funções metabólicas e endócrinas importantes no nosso corpo, contudo se for em excesso causa efeitos adversos. Um desses efeitos negativos é o aumento de peso, especialmente na zona abdominal, que depois cria algumas dificuldades em perder peso.
 
Geralmente, nas pessoas obesas há uma maior produção desta hormona em relação às pessoas com o peso considerado normal. Um estudo realizado mostrou que, após a ingestão de uma dieta rica em gorduras saturadas, os indivíduos obesos produziram duas vezes mais cortisol. Este aumento pode dificultar ainda mais a perda de peso nestas pessoas.

O stress também reduz a produção da hormona do bem-estar, a serotonina, gerando uma maior vontade de comer doces, de modo a aliviar a dor emocional. Contudo, a ingestão destes alimentos acaba por agravar a situação.
É necessário ter uma alimentação saudável e equilibrada, especialmente rica em zinco, magnésio, hidratos de carbono menos refinados e proteínas, entre outros nutrientes, para ajudar a reduzir os sintomas relacionados como stress.

Uma alimentação saudável deve estar aliada ao exercício físico e ao dormir bem. Para além disso, é fundamental identificar a origem do stress de modo a encontrar uma solução que permita reduzi-lo ou mesmo eliminá-lo.
Não espere por uma crise para descobrir o que é realmente importante na sua vida!
 
Don’t worry, be happy!

Márcia Freitas,
Nutricionista
N.º ordem 1210N
nutricionistamarciafreitas.blogspot.com
O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Publicado no dia 30-03-2013
Veja mais aqui
http://impresso.jornaldamadeira.pt/noticia.php?Seccao=14&id=241386

Sem comentários:

Enviar um comentário