terça-feira, 26 de março de 2013

Diet ou Light? Qual a diferença?

Quando vamos ao supermercado encaramo-nos com uma enorme variedade de marcas e muitas vezes, na mesma marca temos à escolha o produto tradicional, o diet ou o light.


Os produtos diet são aqueles isentos de um ou mais nutrientes, como o glúten, o açúcar, o sódio (sal), o colesterol, ou a gordura. Estes produtos são indicados para pessoas que têm que seguir uma dieta específica baseada na restrição de um determinado nutriente. Por exemplo, a ausência de açúcar para diabéticos, ausência de gordura para pessoas com colesterol elevado, ausência de sal para hipertensos e ausência de glúten para celíacos. Os produtos diet podem ser utilizados em dietas de emagrecimento e reeducação alimentar, mas vale a pena lembrar que nem sempre a isenção de um nutriente implica uma redução do valor calórico em comparação com o produto tradicional. Alguns até apresentam um valor calórico superior porque podem conter maior quantidade de gordura, mesmo havendo isenção de açúcar a fim de manter o sabor tradicional.

Os produtos light são aqueles com uma redução de, no mínimo, 25% de um determinado nutriente, como açúcar, gordura, etc. Estes produtos são indicados para pessoas que desejam perder peso e controlar a ingestão de calorias. Com esta redução do nutriente, o valor calórico do produto sofre uma redução, em comparação com produto tradicional. Contudo, não adianta comer a dobrar, porque o impacto do produto light ingerido é igual ou superior ao tradicional.

Assim, para qualquer produto diet ou light, o importante é ler os rótulos dos produtos para saber o que está a consumir e compará-los com os produtos originais verificando se efetivamente atendem às suas necessidades.


Márcia Freitas, Nutricionista
N.º Ordem 1210N
nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt



O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Publicado no dia 23-03-2013
Veja mais aqui http://impresso.jornaldamadeira.pt/noticia.php?Seccao=14&id=240834



1 comentário:

  1. Muito boa explicação!
    Muitas pessoas tem duvidas quando se deparam nas prateleiras com produtos "diet", achando que eles são simplesmente para dietas para emagrecer, ou só para diabéticos...
    Para evitar a confusão, o melhor e a informação!

    Na Hart's temos dois sabores de barras de cereais sem gluten, porem preferimos não colocar o nome "diet" para evitar mal entendidos por parte dos nossos consumidores: as barras são diet para celiacos! Alem de super saborosas...
    Aproveita e da uma olhada la no nosso site: http://www.harts.com.br/
    Também temos o blog... Visite-nos!

    ResponderEliminar