domingo, 9 de dezembro de 2012

Os alimentos que o fazem feliz!

Todos nós nos sentimos mais desanimados e tristes de vez em quando, e agora com a chegada do tempo mais frio, este sentimento é mais frequente. Já pensou em aumentar o seu bem-estar apenas comendo de maneira saudável?
Pois diversos estudos e pesquisas indicam que hábitos alimentares saudáveis podem interferir diretamente com o nosso humor.

Isto porque alguns alimentos têm a capacidade de interferir na produção de alguns neurotransmissores, tais como, a serotonina. A serotonina é um neurotransmissor produzido pelo corpo, através de um aminoácido chamado triptofano, que atua no cérebro e traz diversos benefícios, como por exemplo, melhorar o humor, aliviar a dor, regular o sono e o apetite. Por isso, é conhecida também como “hormona da felicidade”.

Alguns alimentos que podem melhorar o nosso humor são o grão-de-bico, ervilha, feijão, carnes, peixe gordo, ovos, fígado, soja, aveia e outros cereais integrais, vegetais com folhas escuras, nozes, castanhas de caju, amêndoas, banana, laranja, abacate, azeite, sementes de abobora, girassol e linhaça, chocolate preto entre outros.
Contudo, para estes alimentos terem efeitos vantajosos, devem ser consumidos nas porções certas. O problema é que muitas pessoas quando estão tristes, acabam por afogar as suas mágoas devorando bolos e batatas fritas. Já aconteceu consigo? Se sim, é a pior coisa que podia estar a fazer.
Além de engordar e abalar muitas vezes a sua autoestima, o excesso de açúcar e gordura saturada, provoca um desequilíbrio nutricional em vez de diminuir o sentimento de tristeza.
Mas atenção, uma dieta mais equilibrada não acaba com a tristeza, mas sim, atenua os sintomas. Se puder comer e ficar mais feliz, porque não tentar? Seja FELIZ!

Márcia Freitas, Nutricionista
Nº Ordem: 1210N
http://nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt/

O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Data de publicação: 2012-12-03

Sem comentários:

Enviar um comentário