domingo, 23 de dezembro de 2012

Saboreie as suas refeições sem culpa

Será que é possível preparar uma refeição saborosa com menos calorias?

A resposta é sim. Pode usar as receitas que mais gosta reduzindo e substituindo alguns ingredientes, com o objetivo de melhorar a composição nutricional da receita sem alterar muito o sabor original.


No caso dos bolos e das sobremesas opte por reduzir a quantidade total de açúcar e ovos. Substitua gorduras como o óleo, margarina e manteiga por azeite. Quanto às farinhas, utilize metade farinha integral e metade não integral. Se gostar de aveia granulada, adicione uma pequena quantidade nos bolos para se sentir mais cheio apenas com uma simples fatia de bolo. 
No caso de fazer sobremesas doces, se levar natas ou leite condensado, substitua pelo iogurte ou natas de soja e acrescente fruta para dar ainda mais gosto.
Quanto aos pratos principais, utilize uma confeção mais saudável, reduzindo drasticamente o valor calórico dos alimentos. Sempre que possível, opte por alimentos cozidos, grelhados, assados e estufados com pouca gordura. Evite ao máximo os fritos, assados e estufados com muita gordura.

Se compararmos o consumo de três batatas pequenas cozidas (204kcal) com o consumo de três batatas pequenas fritas (540kcal), observamos uma diferença muito significativa de 336 kcal. A maior parte das pessoas podem achar que o frito é mais saboroso que um cozido. Mas, se utilizar ervas aromáticas na confeção do cozido, verá que fica tão ou mais saboroso que o frito. 
Comece já a ser um pouco mais criativo com as suas receitas. Mesmo fazendo pequenas mudanças, as diferenças podem ser grandes. Contudo, por ser menos calórico ou mais saudável que a opção original, não significa que possamos abusar na sua quantidade.

Um feliz Natal a todos!

Márcia Freitas, Nutricionista
Nº Ordem 1210N
http://nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt


O meu artigo semanal no Jornal da MadeiraData de publicação: 2012-12-18

Sem comentários:

Enviar um comentário