terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O que fazer com as sobras de Natal

A altura do Natal e Fim de Ano são momentos de comemoração, festas e também de muita comida. Normalmente, as pessoas compram ou cozinham mais comida do que o necessário, aumentando assim o desperdício. No entanto, seguindo algumas dicas simples, é possível evitar que muitos alimentos sejam deitados para o lixo.


1. Planeie os almoços/ jantares antecipadamente consoante o número de pessoas presentes. Faça uma lista de compras apenas com o que é necessário. Não compre por impulso.

2. Faça alimentos que podem ser reaproveitados noutros dias. Se conservar os alimentos no frigorífico, deverá consumi-los com brevidade. Se optar por congelar, poderá consumi-los mais tarde. Transforme estas sobras em outros pratos igualmente saborosos. Por exemplo, fazer bolinhas de arroz no forno com as sobras de arroz, um empadão de frango com as sobras do frango, omelete com bacalhau com as sobras do bacalhau, sopa com as sobras dos vegetais/legumes/batata. Seja criativo!

3. Se refrigerar ou congelar, acondicione em embalagens adequadas e em doses individuais para utilizar apenas o que é necessário. Não esqueça de colocar sempre a data de confeção da refeição na embalagem.

4. Se não quiser refrigerar ou congelar as sobras pode doar para alguma instituição ou amigo ou familiar que mais necessitam.

Todas estas dicas também podem ser aproveitadas no seu dia-a-dia para evitar o desperdício ao máximo. Aproveito para deixar aqui uma receita das bolinhas de arroz para reaproveitar as sobras do arroz.

Ingredientes:
3 chávenas de arroz cozido
1 ovo ligeiramente batido
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de chá de pimenta preta moída
1/2 chávena de farinha de trigo
1 cenoura raspada
Pão ralado

Preparação
Junte todos os ingredientes numa taça, com exceção do pão ralado, e mexa bem. Faça bolinhas com a massa. Passe as bolinhas por pão ralado e coloque-as num tabuleiro, previamente untado com pouco azeite. Depois leve ao forno a dourar e servir.

Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos

Márcia Freitas, Nutricionista
Nº Ordem:1210 N

O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Data de publicação: 2012-12-25

Sem comentários:

Enviar um comentário