sábado, 15 de dezembro de 2012

Preparados para os banquetes de Natal?


O Natal está a chegar! Como as nossas vidas muitas vezes são stressantes e ocupadas, temos que aproveitar esta época para conviver com a família e amigos, pois nem sempre é possível ao longo do ano. O problema é que não existe só um convívio. Cada convívio é sempre à volta de uma mesa bem recheada e com uma grande variedade de alimentos. Nesta altura, se não tiver cuidado, poderá aumentar 2 ou mais quilos. Então, se calhar já está a pensar que o meu conselho será “não pode comer isto ou aquilo”. Infelizmente, quando ouvimos falar de nutrição, ainda pensamos assim. E não é, é tudo uma questão de escolhas mais acertadas! 


Aqui deixo algumas dicas para vos ajudar: Não coma só por comer. Coma o que realmente gosta. Diminua o consumo de álcool. Deixe as bebidas alcoólicas para o momento de um brinde. Se o jantar for realizado na sua casa, prepare uma bebida de frutas sem álcool ou opte por água simples ou aromatizada.
Tenha muito cuidado com as entradas! Opte por entradas que contêm alguma fruta ou hortaliças na sua composição. Se o jantar não for na sua casa, porque não levar as entradas consigo? 
Exemplos de entradas com fruta: Espetadas de fruta com chocolate preto, fruta cortada de formas criativas, cones de gelado recheados com fruta;
Exemplos de entradas com hortaliças: Tomate cereja recheado com queijo fresco, fatia finas de cenoura desidratada , palitos de cenoura/ pepino/ pimentos com um molho de iogurte; 
Na refeição principal coma um pouco de tudo, mas controle muito bem a porção! 
Nas sobremesas, sempre que houver fruta ou gelatina, tente que esta seja a sua principal escolha. Se preferir uma sobremesa diferente, porque não fazer em casa e alterar a receita para torná-la menos calórica mas com mesmo sabor.
Não mude as tradições de Natal. Altere o seu comportamento perante as mesmas e faça escolhas mais acertadas. Bons jantares!

Márcia Freitas, Nutricionista
Nº ordem: 1210N
http://nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt/


O meu artigo semanal no Jornal da MadeiraData de publicação: 2012-12-12
http://impresso.jornaldamadeira.pt/noticia.php?Seccao=14&id=233014

Sem comentários:

Enviar um comentário