domingo, 28 de abril de 2013

Os alimentos saudáveis podem estragar a sua dieta?

 

Frequentemente assistimos a debates, lemos artigos de opinião ou tecemos comentários sobre as restrições alimentares de quem está a fazer dieta.
É comum surgirem alguns conselhos àqueles que fazem dieta indicando toda a liberdade para comer fruta em quantidades abundantes ou então comer legumes e vegetais de acordo com o seu apetite, sem limitações, nem controlo das doses a ingerir!

Já pensou que o fracasso da sua dieta poderá estar na forma como lida com a quantidade de alimentos que ingere, mesmo os mais saudáveis para a sua alimentação e para o seu organismo?
Muitas pessoas confundem o conceito de alimentação saudável com a expressão: “comer à vontade!” Ora, essa atitude perante os alimentos e o modo de se alimentar passa a ser um dos grandes entraves no sucesso das dietas, pois, e normalmente, consideram que determinados alimentos, estando rotulados de saudáveis, isto é, ricos em nutrientes como as vitaminas, os minerais, as fibras, entre outros, podem ser consumidos em grandes quantidades. Na realidade, pensado no seu valor nutricional, ignoram o fato de muitos serem ricos em calorias e conterem níveis de gorduras que podem condicionar a dieta.

Por exemplo, os frutos gordos como as amêndoas ou as nozes, numa pequena porção de 30g, podem ter um valor calórico de 180-200 kcal, o equivalente a mais do que um pão de trigo integral de 60 g (130 kcal). O mesmo se aplica ao pão integral e ao azeite. No caso do azeite, uma colher de sopa de 10g contém 90 kcal e se regarmos muito as nossas saladas, então não vamos ver muita evolução na perda de peso.

Portanto, mesmo os alimentos considerados mais saudáveis, precisam de ser consumidos com moderação de modo a não colocarem em risco a dieta.
Procure ter um plano personalizado prescrito por nutricionistas, pois são profissionais qualificados e especializados nesta área que podem ajudar a controlar as porções de alimentos a ingerir no seu dia-a-dia e a orientar a sua dieta. Deste modo, poderá alcançar os objetivos pretendidos com o seu regime alimentar.

Márcia Freitas,
Nutricionista
Nº ordem 1210N
nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt

O meu artigo semanal Jornal da Madeira
Publicado no dia 27-04-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário