A celulite é um termo utilizado com frequência para designar um quadro clínico que surge com maior incidência nas mulheres, mas que também ataca os homens, embora em menor proporção.
Caracteriza-se, principalmente, pelo aparecimento de ondulações da pele, dando-lhe o aspeto de “casca de laranja”, sendo o sintoma das inflamações que ocorrem no tecido adiposo subcutâneo e na derme.
Na maior parte dos casos, é difícil identificar as causas dessas inflamações, contudo alguns estudos demonstram que o surgimento da celulite depende de vários fatores, entre eles, a predisposição genética, fatores hormonais, má alimentação, vida sedentária, causando uma circulação sanguínea deficitária, entre outros.
Se tem celulite e desconhece a origem deste problema, recomendo que tenha uma boa alimentação, tendo uma dieta equilibrada e de preferência acompanhada de actividade física regular.
No que diz respeito à alimentação, deve considerar as seguintes recomendações:
- Mantenha o seu corpo sempre bem hidratado. Ingira líquidos, dando preferência à água, bebendo 1,5 a 2 litros por dia. Se desejar alternar com outro líquido, pode optar pelo chá (centelha asiática), mas evite sempre que possível os refrigerantes (mesmo aqueles que são designados “light”) e as bebidas alcoólicas.
- Reduza a adição de sal na confeção dos alimentos e procure não comer alimentos salgados tais como enchidos, enlatados e comidas pré-confecionadas.
- Opte por consumir mais fruta, hortaliças e cereais pouco refinados.
- Coma carne branca e peixe (magro ou gordo), evitando a carne vermelha com muita gordura.
- Reduza a quantidade de gordura e açúcar.
De modo a combater a celulite, deverá seguir estas dicas no seu dia-a-dia. No entanto, não faça dietas restritivas, pois reduz a elasticidade dos tecidos, tornando a celulite ainda mais evidente.
Aconselhe-se com um nutricionista e tenha um plano alimentar equilibrado, de forma a obter melhores resultados de forma mais rápida.
Márcia Freitas, Nutricionista
N.º Ordem 1210N
nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt
O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário