domingo, 7 de abril de 2013

Menos sal dá mais sabor à vida

Não é nenhuma novidade que o sal em excesso faz mal à saúde. O consumo em excesso está associado à hipertensão, mas também a problemas renais, aumento de peso e até mesmo ao aparecimento de cancro.
Um estudo mostra que, só em 2010, a ingestão de sal esteve associada à morte de mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo devido a doenças cardiovasculares. Estes números são preocupantes e devemos fazer mudanças!

Atenção que a quantidade de sal e sódio nos alimentos não são a mesma coisa. As pequenas pedras de sal contêm minerais, sódio e cloro, formando cloreto de sódio que é o nosso sal de cozinha. Contudo, é o sódio que nos causa problemas.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que não devemos ultrapassar as 2.000 mg de sódio por dia, o que pode ser encontrado em uma colher de chá (5 gramas) de sal de cozinha.
A ingestão de sódio não está apenas na ingestão de sal de cozinha. Também encontramos naturalmente ou adicionado na composição de vários alimentos, mesmo que eles não tenham sabor salgado.

Por exemplo, se ingerir ao pequeno-almoço: 100g de pão de trigo, uma fatia de fiambre, uma fatia de queijo flamengo e um pouco de creme vegetal para barrar, terá uma ingestão total de 1.068mg de sódio.
Por outro lado, se tiver o hábito de fazer isto no lanche da tarde, já ultrapassou, e bem, os 2.000mg, que é o valor recomendado. Aqui nem estamos a contabilizar a quantidade de sódio presente na confecção dos alimentos.

Comece hoje a reduzir o consumo de sal e explore novas maneiras de preparar os alimentos com menos sal.
Inscreva-se num curso de culinária saudável para ajudar a reduzir o sal mantendo o sabor.
Na Região Autónoma da Madeira, pode encontrar um curso de culinária designado por “Health Kitchen”. Pode encontrar mais informação sobre este assunto no site www.proinov.com.

Márcia Freitas,
Nutricionista
Nº Ordem 1210N
nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt
 
Este é o meu artigo semanal no Jornal da Madeira.
Publicado no dia 6-04-2013

 

Sem comentários:

Enviar um comentário