sábado, 12 de janeiro de 2013

Será que a alimentação influencia o seu treino?

Muitos desportistas e/ou pessoas fisicamente ativas não dão a devida importância da alimentação no seu treino. Mas a alimentação consegue melhorar a recuperação, aumentar a performance e acelerar o aparecimento dos seus resultados.


Existem muitas pessoas que fazem exercício em jejum ou tomam só um chazinho com uma torrada, a pensar que vão obter melhores resultados. A refeição antes do exercício serve para fornecer energia, aumentar força e resistência, evitar uma hipoglicemia (baixas de açúcar), manter um bom estado de hidratação e evitar degradação muscular. Por isso, como pode ver, esse comportamento não é o mais adequando.
Existem também outras pessoas, que além de ficarem em jejum antes do exercício, ficam muitas horas após o treino sem comer. Este comportamento não melhora os seus resultados, porque a refeição após o exercício ajuda na recuperação da massa muscular e do organismo como um todo. Esta recuperação serve para alcançar o seu melhor para o próximo treino. 

Existe ainda outro tipo de pessoas que têm tendência de abusar na alimentação, só porque houve um gasto de energia superior ao que é normal no seu dia-a-dia. A quantidade de alimentos que podemos aumentar quando fazemos exercício depende muito de pessoa para pessoa. Depende também do tipo, duração e intensidade do treino. Se compensar demasiado na sua alimentação, pode até haver um aumento de peso, mesmo fazendo exercício.
Por exemplo, numa caminhada de 30 minutos, com um gasto de 300kcal, ao consumir um croissant simples, que contém 416kcal, terá ingerido mais energia do que realmente gastou. Se fizer isso todos os dias ao longo de um mês, poderá haver um aumento de 0,5 kg. No período de 1 ano, terá um aumento bastante significativo de 6kg!
Por isso, se está a pensar fazer exercício no seu ano novo, não se esqueça de também ter cuidado com a sua alimentação, e ter um plano alimentar adequado e equilibrado em calorias e nutrientes. Se está utilizar algum tipo de suplementação, tenha cuidado e informe-se com um nutricionista, registado na ordem dos nutricionistas, para verificar se pode ou não dar continuidade a esse mesmo suplemento. A suplementação só pode ser utilizada em casos muito específicos, e com acompanhamento especializado. Tenha atenção a estas dicas, para obter os seus melhores resultados, de maneira saudável. 

Bons treinos!

Márcia Freitas, Nutricionista
Nº Ordem 1210N
http://nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt




O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Data de publicação: 2013-01-10

Sem comentários:

Enviar um comentário