quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O seu novo EU

O ano termina e um novo começa. As pessoas escrevem listinhas (ou listonas) de resoluções para os próximos 365 dias: coisas a mudar, coisas a fazer, coisas a parar de fazer, coisas possíveis e impossíveis. Uma das resoluções mais comuns é “ Perder peso!”

O problema é que nas primeiras semanas de Janeiro muitos vão adiando estas resoluções, acabando por ficar esquecidas. Quantas vezes já colocou “Perder peso” na sua lista? Tenho a certeza que muitas pessoas vão dizer que colocaram várias vezes. O que acha que correu mal nos últimos anos? 
Aqui vão os primeiros passos que pode ajudar a atingir esta resolução neste novo ano.

1.º - Escreva o que tem que mudar ou melhorar. Tem que ser muito específico. Não basta escrever “eu quero perder peso”. Tem que escrever, quanto peso pretende perder e em quanto tempo.


Isto é muito importante, porque se não tem uma ideia clara do que pretende mudar ou melhorar, nunca saberá se está fazer progressos ou não.
2.º - Escreva o que necessita para poder realizar esta mudança e o que está a impedir de fazer a mudança. Aconselho a ser acompanhado por um nutricionista, inscrito pela ordem dos nutricionistas, que possa ajudar a escolher as melhores estratégias.
3.º - Escreva o porquê de querer perder peso. É por si que quer melhorar a sua vida, ou é porque o parceiro, o filho, o médico lhe disse que deveria? Se o seu porquê for muito forte, vai ajudar a manter a força de vontade ao longo da sua mudança.
4.º - Depois de ter isto tudo escrito passe à parte da ação. Não comece a adiar para amanhã, senão, esse amanhã nunca mais irá chegar. Se fez isso nos últimos anos, talvez foi por essa razão que não teve sucesso. Se quer um peso diferente daqui a 6 meses, tem que mudar o que faz hoje! Seja persistente! Por vezes vão aparecer vários obstáculos pelo seu caminho, e às vezes pode pensar que não tem força para ultrapassar, mas a sua persistência vai ajudar-lhe a ultrapassar tudo. Terá tanto sucesso na diminuição de peso e mudanças de hábitos alimentares, quanto maior for a sua capacidade de persistir.

Comece hoje a sua mudança e acredite em si. O que antes parecia inalcançável, tornar-se-á surpreendentemente real. Depois irá olhar para trás e nem vai acreditar que conseguiu realizar o que realmente queria. Para isso acontecer, não comece por passos complicadas, não comece pelos outros, comece por um pequeno esforço dentro de si.
Desejo a todos um feliz 2013 com muita saúde e que todos os seus desejos se realizem.

Márcia Freitas, Nutricionista
Nº Ordem 1210N
http://nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt


O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Data de publicação: 2013-01-02
http://impresso.jornaldamadeira.pt/noticia.php?Seccao=11&id=234461&sdata=2013-01-02

Sem comentários:

Enviar um comentário