sexta-feira, 9 de março de 2012

Dietas milagrosas que fazem mal a saúde

Na luta contra a balança, muitas pessoas recorrem a dietas que prometem uma redução de peso muito grande num curto espaço de tempo. Estas dietas são muito tentadoras para quem quer perder peso, contudo podem fazer mal a sua saúde. 



Com estas dietas pode ver que o ponteiro na balança muda de lugar, mas é algo temporário porque esse peso perdido geralmente é a custa de líquidos que se recuperam facilmente. Estas oscilações de peso vão deixar a sua pele mas flácida e podendo aumentar os problemas com estrias e celulites. Dietas deste tipo geralmente restringem algum tipo de nutriente importante para o equilíbrio do nosso corpo.

Um desses nutrientes mais excluídos são os hidratos de carbono. Os hidratos de carbono são nutrientes presentes em muitos alimentos tais como arroz, batata, massa, trigo, castanhas, pão, aveia, cereais de pequeno-almoço… Ao retirar os hidratos de carbono da sua alimentação vai sentir sintomas de fraqueza, dor de cabeça, falta de concentração, irritação, desanimo, depressão. Isto acontece porque a glicose, o "produto" final dos hidratos de carbono, é a única fonte de energia que consegue alimentar o nosso cérebro! Ou seja, podemos ter a quantidade de gordura que for, que será útil para as actividades dos músculos e os outros órgãos... Mas não para as atividades cerebrais! Por isso não aconselho a retira-los da sua alimentação.



Um dos nutrientes que se consome em excesso quando se exclui os hidratos de carbono são as proteínas, que pode ser prejudicial quando consumida em grandes quantidades, porque podem provocar uma sobrecarrega renal. Há dietas que cortam totalmente as gorduras o que também não aconselho, porque acabamos por ingerir mais de outros alimentos que em excesso se depositam no nosso organismo em forma de gordura.

Como podem perceber o melhor a fazer é emagrecer de forma saudável e ter uma dieta equilibrada que contém todos os nutrientes (hidratos de carbono, proteína e gordura) para um bom funcionamento do seu organismo. Para conseguir isso é necessário variar os alimentos e comer nas quantidades certas, sem exageros. Se está a precisar de perder peso e/ou ter hábitos alimentares mais saudáveis aconselho a ser acompanhado por uma nutricionista de confiança, assim em conjunto poderá adquirir um plano alimentar mais indicado para si para atingir os seus objetivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário