quarta-feira, 10 de julho de 2013

Erros alimentares cometidos nas férias

O verão chegou e muitas pessoas aproveitam o bom tempo para tirar férias. Sabemos que as férias podem arruinar a nossa dieta. A alteração de hábitos alimentares e rotinas podem condicionar o que consumimos de tal modo que, no fim das férias, podemos acumular alguns quilos indesejados. Para evitar esse problema, deixo alguns conselhos úteis que pode adotar este verão.
 


• Se fizer férias fora de casa tente optar por uma estadia que permita fazer as suas próprias refeições. Sabemos que, quando estamos de férias, optamos por consumir mais petiscos durante o dia, evitando assim a rotina do resto do ano de preparar refeições completas. Se esse for o seu caso, opte por refeições mais rápidas assim, além de poupar dinheiro, evita algumas tentações.

Vejamos os dois exemplos de receitas rápidas que podem confecionar:

Wrap de salmão com salada.

Ingredientes: wraps que pode adquirir no supermercado, fatias de salmão fumado, folhas de alface, papaia, pepino, cenoura, tomate, molho de iogurte caseiro.

Salada de atum

Ingredientes: atum, alface, grão-de-bico ou feijão-frade, maçãs descascadas, pepino, tomate cereja, rebentos de soja, azeite e sumo de limão.

• Se optar por ficar num hotel que não disponha de kitchenette e fizer as suas refeições no restaurante do hotel, tenha em atenção aos buffets. Muitas vezes, temos a tendência a comer um pouco de tudo mas em grandes quantidades. Inicie a sua refeição com alimentos com alto teor de fibra como por exemplo os vegetais ou fruta. Sirva-se em pratos pequenos de modo a colocar apenas uma pequena quantidade de alimentos, aqueles que mais gosta. Evite ingerir alimentos que não lhe dão prazer comer.

•Não faça intervalos muito longos entre as refeições. Não deve exceder as 3h/3h30 sem comer. Habitue-se a levar merendas para os intervalos entre as refeições. Pode levar bolachas simples, barras de cereais equilibradas, sandes e fruta. Em relação às bolachas e barras de cereais, prefira aquelas que apresentam menor teor de gordura e de açúcar. Se tiver disponibilidade, pode fazer as suas próprias barras em casa.

Sugiro alguns ingredientes que poderá usar nas suas barras de cereais: flocos de trigo integrais, flocos de aveia, amêndoas e nozes laminadas, sementes de sésamo (entre outras sementes), sultanas, canela e sumo de laranja.

• Coma devagar e saboreie a comida. Lembre-se que a comida só tem sabor quando está na boca depois de engolir já não sabe a nada! Aproveite que está de férias para comer mais devagar e assim disfrutar do sabor dos alimentos.

• Comece a dizer mais vezes a palavra “NÃO”! Muitas vezes sentimos forçados a comer alguns alimentos só porque nos estão a colocar constantemente à nossa frente. Se não sentimos fome e já comemos o suficiente, então é necessário dizer não. Acredite que não é difícil e é uma questão de hábito.

• Beba líquidos com regularidade. Sentir sede é já um sinal de desidratação, por isso não espere até ter sede para beber líquidos. Dê preferência à água (tratada ou engarrafada). Se optar por sumos naturais não abuse na quantidade. Não se esqueça que, um simples copo de sumo pode levar até 3 peças de fruta e se o objectivo é controlar o seu peso, a ingestão excessiva de sumos pode influenciar negativamente esse objetivo. No seu dia-a-dia, sempre que possível, evite os refrigerantes e os sumos embalados que contêm grandes quantidades de açúcar.

As bebidas alcoólicas não são, de modo algum, a melhor forma para hidratar o nosso corpo, por isso, substitua-as por água. Se ingerir álcool, opte sempre pela cerveja ou vinho, porque ainda apresentam algumas vantagens para a saúde. Beba com moderação. Tenha muito cuidado, só pode consumir caso não exista contra-indicação do seu médico.

• Faça algum exercício. Aproveite os tempos livres para fazer caminhadas. Na Ilha da Madeira e do Porto Santo temos tantas levadas e vários percursos pedestres lindíssimos e prontos a serem descobertos por si. Os convívios à volta da mesa são uma boa forma de descontrair e confraternizar com os nossos amigos, mas são a forma mais saudável de o fazer. Evite estas reuniões sedentárias, pois tendemos a estar constantemente comer.

Quando estiver em convívios de família ou amigos, concentre-se mais no convívio em si e não em comer. Felizmente, conversar é livre de calorias por isso use e abuse.

Estas são algumas sugestões que podem contribuir para controlar o seu peso de uma forma equilibrada e saudável durante as suas merecidas férias. Contudo, para personalizar e adequar o seu plano alimentar às necessidades do seu corpo, deve consultar um(a) nutricionista. Deste modo, este poderá elaborar um plano que permite definir os alimentos a ingerir e as porções adaptadas ao seu organismo.

Poderá encontrar ainda no meu blog a preparação das receitas referidas anteriormente e de muitas outras. Lembre-se que as férias são para descansar e celebrar bons momentos com a família e amigos, por isso desfrute e se possível melhorar a sua saúde.

Desejo-vos umas férias saudáveis!

Dra. Márcia Freitas

Nutricionista - Nº ordem 1210N

nutricionistamarciafreitas.blogspot.PT



O meu artigo Semanal do Jornal da Madeira
Publicado no dia 3-07.2013
http://impresso.jornaldamadeira.pt/noticia.php?Seccao=14&id=249136

Sem comentários:

Enviar um comentário