quarta-feira, 26 de junho de 2013

O chá verde emagrece?

Nos últimos anos, tem surgido muita discussão sobre o chá verde, as suas propriedades e os seus benefícios. 

Vários estudos concluíram que as propriedades deste chá pode reduzir as probabilidades de desenvolver doenças cardíacas e alguns tipos de cancros; melhora a memória e, claro, ajuda a perder peso.



No processo de emagrecimento, o chá verde atua como um desintoxicante, facilita a digestão, é um diurético e um acelerador do nosso metabolismo. Contudo, perder peso bebendo chá verde só será possível se for acompanhado de uma alimentação saudável. O ato de beber chá verde não significa que vai “derreter as gorduras” do corpo, será preciso muito mais.
Com a experiência acumulada nas minhas consultas constato que,em algumas pessoas, o chá tem mais influência na redução do volume corporal do que propriamente na redução do peso. No entanto,estes resultados variam em função de cada pessoa, “cada caso é um caso”.
Normalmente, o chá verde não apresenta muitos efeitos colaterais mas, o consumo excessivo e a longo prazo pode originar problemas como insónias, irritabilidade, dores de cabeça, dores gástricas, hipertensão arterial, batimentos cardíacos anormais, perda de apetite, e porque contém cafeína, dependência. Contudo, estes efeitos vão depender da sensibilidade de cada pessoa à cafeína. Por isso, como desconheço a reação do seu organismo à cafeína, sugiro que comece por beber doses pequenas. Não aconselho o chá a hipertensos, gestantes, lactantes e pessoas com insónias,pois poderá alterar e agravar a situação de cada uma destas condições.
Dê preferência ao chá da erva natural. As infusões, normalmente contêm várias partes da planta reduzindo a sua eficácia. 
Beber chá verde de forma moderada tem benefícios para a saúde, mas só alcançará um estilo de vida saudável e o peso ideal para si se também tiver uma alimentação saudável e atividade física regular.

Márcia Freitas
Nutricionista
Nº ordem 1210N
nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt


O meu artigo semana no Jornal da Madeira
Publicado no dia 15-06-2013

1 comentário: