domingo, 23 de junho de 2013

O que comer nas festas de Junho

Junho é, por excelência, o mês das festas dos santos populares.
Estas festas são, como todos as outras, mais um pretexto para juntar familiares e amigos à volta da mesa. Uma das iguarias mais consumidas nesta altura é o atum salpresado ou atum de São João, que é devidamente acompanhado com maçarocas, batata cozida e feijão cozido com a vagem. Outro alimento consumido são as sardinhas. Então vamos lá analisar os benefícios destes alimentos, pois a saúde também conta, mesmo em dias de festa!


Atum e sardinha
Além de ser uma ótima fonte de proteínas de alta qualidade, como os peixes de modo geral, o atum e sardinha fazem parte do grupo de peixes ricos em ómega 3, uma gordura essencial que demonstra ter um efeito protetor na saúde cardiovascular. Estes tipos de peixe devem ser, não só consumidos nesta época, mas sim o ano todo. Nas sardinhas, tenha uma especial atenção ao modo de confeção, e optar pela sardinha assada e não frita. Atenção também à quantidade de sal que coloca por cima das mesmas.

Maçaroca e batata
A maçaroca e a batata são muitas vezes confundidas como uma hortícola, mas são um cereal e são ricos em hidratos de carbono. As pessoas com diabetes ou com problemas de peso devem ter especial atenção à quantidade consumida. Contudo, são alimentos ricos em fibra e devem ser consumidos com alguma regularidade. Atenção para não estragar estas propriedades, em especial na maçaroca, ao colocar manteiga por cima. Tente consumir na sua forma natural.

Feijão encarnado em vagem
O feijão é uma leguminosa, e como a maçaroca e a batata, é uma importante fonte de hidratos de carbono. Contudo, as pessoas com diabetes ou problemas de peso também devem ter especial atenção à quantidade consumida. É igualmente rico em proteína, ferro e fibras, tornando-o muito nutritivo.

Como podemos ver, os alimentos desta época são muito equilibrados nutricionalmente. Por isso, aproveite para festejar mas sem abusar na quantidade.

Márcia Freitas, Nutricionista
N.º ordem 1210N
nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt

O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Publicado no dia 22-06-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário