sexta-feira, 28 de junho de 2013

Caso de sucesso - Joana Andrade (-11kg)


“As consultas da Drª Márcia têm sido uma excelente ferramenta para atingir os objectivos a que me tinha proposto à cerca de um ano atrás. Frequento as suas consultas desde Maio 2012 e os resultados alcançados por mim são notáveis e de grande orgulho. Tenho a noção que sozinha nunca teria sido possível. Hoje sou adepta de um estilo de vida saudável, melhorei a minha saúde, a minha auto-estima e olho para o meu corpo e para a minha alimentação com outra visão. 
Obrigada pelos seus conselhos e paciência que sei que tem de ser muita.” - Joana Andrade 

“Muito Obrigada Joana. Tu surpreendeste mesmo muito com a mudança. Sei que não é fácil, mas tu estas a conseguir. Estou muito orgulhosa de ti. Estarei sempre aqui para te acompanhar durante esta nova fase!” - Márcia Freitas, Nutricionista


Faça como a Joana, e comece hoje a sua mudança. 
Marque já a sua primeira consulta:
Tel: 961186465

quarta-feira, 26 de junho de 2013

O chá verde emagrece?

Nos últimos anos, tem surgido muita discussão sobre o chá verde, as suas propriedades e os seus benefícios. 

Vários estudos concluíram que as propriedades deste chá pode reduzir as probabilidades de desenvolver doenças cardíacas e alguns tipos de cancros; melhora a memória e, claro, ajuda a perder peso.



No processo de emagrecimento, o chá verde atua como um desintoxicante, facilita a digestão, é um diurético e um acelerador do nosso metabolismo. Contudo, perder peso bebendo chá verde só será possível se for acompanhado de uma alimentação saudável. O ato de beber chá verde não significa que vai “derreter as gorduras” do corpo, será preciso muito mais.
Com a experiência acumulada nas minhas consultas constato que,em algumas pessoas, o chá tem mais influência na redução do volume corporal do que propriamente na redução do peso. No entanto,estes resultados variam em função de cada pessoa, “cada caso é um caso”.
Normalmente, o chá verde não apresenta muitos efeitos colaterais mas, o consumo excessivo e a longo prazo pode originar problemas como insónias, irritabilidade, dores de cabeça, dores gástricas, hipertensão arterial, batimentos cardíacos anormais, perda de apetite, e porque contém cafeína, dependência. Contudo, estes efeitos vão depender da sensibilidade de cada pessoa à cafeína. Por isso, como desconheço a reação do seu organismo à cafeína, sugiro que comece por beber doses pequenas. Não aconselho o chá a hipertensos, gestantes, lactantes e pessoas com insónias,pois poderá alterar e agravar a situação de cada uma destas condições.
Dê preferência ao chá da erva natural. As infusões, normalmente contêm várias partes da planta reduzindo a sua eficácia. 
Beber chá verde de forma moderada tem benefícios para a saúde, mas só alcançará um estilo de vida saudável e o peso ideal para si se também tiver uma alimentação saudável e atividade física regular.

Márcia Freitas
Nutricionista
Nº ordem 1210N
nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt


O meu artigo semana no Jornal da Madeira
Publicado no dia 15-06-2013

Obrigada pelas 90Mil visitas



Nesta semana, o meu blog atingiu mais de 90 mil visitas!

Muito Obrigada a todos !

domingo, 23 de junho de 2013

O que comer nas festas de Junho

Junho é, por excelência, o mês das festas dos santos populares.
Estas festas são, como todos as outras, mais um pretexto para juntar familiares e amigos à volta da mesa. Uma das iguarias mais consumidas nesta altura é o atum salpresado ou atum de São João, que é devidamente acompanhado com maçarocas, batata cozida e feijão cozido com a vagem. Outro alimento consumido são as sardinhas. Então vamos lá analisar os benefícios destes alimentos, pois a saúde também conta, mesmo em dias de festa!


Atum e sardinha
Além de ser uma ótima fonte de proteínas de alta qualidade, como os peixes de modo geral, o atum e sardinha fazem parte do grupo de peixes ricos em ómega 3, uma gordura essencial que demonstra ter um efeito protetor na saúde cardiovascular. Estes tipos de peixe devem ser, não só consumidos nesta época, mas sim o ano todo. Nas sardinhas, tenha uma especial atenção ao modo de confeção, e optar pela sardinha assada e não frita. Atenção também à quantidade de sal que coloca por cima das mesmas.

Maçaroca e batata
A maçaroca e a batata são muitas vezes confundidas como uma hortícola, mas são um cereal e são ricos em hidratos de carbono. As pessoas com diabetes ou com problemas de peso devem ter especial atenção à quantidade consumida. Contudo, são alimentos ricos em fibra e devem ser consumidos com alguma regularidade. Atenção para não estragar estas propriedades, em especial na maçaroca, ao colocar manteiga por cima. Tente consumir na sua forma natural.

Feijão encarnado em vagem
O feijão é uma leguminosa, e como a maçaroca e a batata, é uma importante fonte de hidratos de carbono. Contudo, as pessoas com diabetes ou problemas de peso também devem ter especial atenção à quantidade consumida. É igualmente rico em proteína, ferro e fibras, tornando-o muito nutritivo.

Como podemos ver, os alimentos desta época são muito equilibrados nutricionalmente. Por isso, aproveite para festejar mas sem abusar na quantidade.

Márcia Freitas, Nutricionista
N.º ordem 1210N
nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt

O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Publicado no dia 22-06-2013

quinta-feira, 20 de junho de 2013

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Rolinhos de linguado



Ingredientes (4 pessoas)
 
8 filetes de linguado congelados
1 limão
1 cebola
1 colher de sopa de coentros picados
1 alho francês
2 tomates
100 g ervilhas
Azeite
Pimenta q.b

Preparação

Regue os filetes de linguado com o sumo de limão e deixe descongelar.
Descasque e pique a cebola finamente e misture com os coentros.
Barre os filetes de linguado com este preparado, enrole e prenda com um palito.
Lave muito bem o alho francês e corte em rodelas.
Pele o tomate e corte-o em bocados.
Introduza num tacho, juntamente com as ervilhas e o azeite.
Tape e deixe estufar, sobre lume brando, cerca de 15 minutos.
Adicione os rolinhos de linguado, tempere com pimenta moída na altura.
Deixe cozer mais 10 minutos com o recipiente tapado.
Acompanhe com puré de batata e legumes cozidos.

Muitos vão dizer que não vai conseguir mas....


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Barras de cereais e sumos de fruta são saudáveis?

Sabia que ao comer alguns alimentos que, por parecerem ser saudáveis e que frequentemente são consumidos de forma descontrolada, nem sempre permitem alcançar as vantagens pretendidas? Dois desses alimentos são as barras de cereais e sumos de fruta.



Barras de Cereais

As barras de cereais fazem parte dos hábitos alimentares de muitas pessoas por serem consideradas um alimento saudável, de fácil transporte podendo ser ingerido em qualquer local e muito rapidamente. Contudo, terá que haver algum cuidado na escolha das mesmas. No mercado há uma grande variedade de barras e muitas delas são excessivamente calóricas apresentando na sua composição grandes quantidades de açúcar e gordura. Atenção, só porque na embalagem dizer que é rico em fibra, fruta, muitas vitaminas e minerais, não significa que seja a melhor opção para o seu lanche.

Sugiro que analise bem os rótulos e prefira as barras com maior teor de fibras, com menos gordura e açúcar. No entanto, considero que nada satisfaz mais o nosso apetite do que o pão, desde que seja consumido na quantidade indicada para si.

Sumos de fruta

Sabemos que a fruta faz bem à saúde, mas não é a mesma coisa consumir uma peça de fruta ou um sumo de fruta. Infelizmente, muitos dos sumos embalados apresentam grande quantidade de açúcar, por vezes em proporções idênticas aos refrigerantes. Estes podem ter até 6 colheres de açúcar por cada copo. Além disso, contêm muitos conservantes e corantes e não contêm todas as vitaminas que podemos encontrar na fruta.

No caso dos sumos de fruta natural feitos com fruta, podemos considerar que são mais saudáveis. Estes também contêm alguma quantidade de açúcar presente na própria fruta, sendo diferente do açúcar acrescentado nos sumos de fruta embalados. Contudo, um sumo de fruta natural pode ter até 4 peças de fruta. Só porque a fruta faz bem, não significa que podemos exagerar no seu consumo.

Opte sempre pela fruta e evite sempre que possível os sumos de fruta, em especial os embalados. Para hidratar o seu corpo pode ingerir água ou chá que deverão ser as bebidas de eleição.

Márcia Freitas,
Nutricionista
Nº Ordem 1210N
nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt

O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Publicado no dia 4-06-2013