quarta-feira, 29 de maio de 2013

É possível engordar de forma saudável?


Enquanto muitas pessoas tentam emagrecer, é difícil imaginar que há outras que querem “engordar”. Contudo, esta opção pode ser tão difícil e frustrante como emagrecer.


Tanto o excesso peso como o peso muito reduzido traz consequências negativas para a saúde.
Ter um peso adequado à sua altura, sexo e idade é fundamental para uma vida saudável e livre de doenças.
Então como é que poderemos saber qual o nosso peso ideal? Existe uma fórmula que nos permite dar essa resposta. O resultado do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), ou seja, a equação que associa o seu peso à sua altura (kg/m2) e que permite saber se está com o peso ideal, a mais ou menos. Quando o resultado do IMC é menor do que 18,5 é considerado baixo peso e acima de 25 é considerado excesso de peso. O objetivo, e o desejado, é alcançar o IMC entre 19 – 24,9. Após calcular o seu IMC e se constatar que está com baixo peso não julgue que para engordar basta comer qualquer alimento, quer seja saudável ou não. A escolha dos alimentos, é o segredo para aumentar o peso mas sem perder saúde.
Quem pretende aumentar de peso deve apostar nos alimentos mais ricos em nutrientes e ricos em caloricamente como por exemplo: peixes gordos (sardinha, atum, salmão, cavala…), azeite, frutos gordos (nozes, amêndoas, pinhões e caju), sementes secas (girassol, chia, linhaça), sumos naturais ou batidos de fruta e chocolate negro.
Estes são apenas alguns alimentos que podem contribuir para ganhar peso de uma forma equilibrada e saudável. Contudo, para personalizar e adequar o seu plano alimentar às necessidades do seu corpo, deve consultar um nutricionista. Deste modo, este poderá elaborar um plano que permite definir os alimentos a ingerir e as porções adaptadas ao seu peso actual tendo vista alcançar o peso pretendido face à sua altura, ao nível de exercício físico, aos seus horários, os seus gostos, às suas intolerâncias, entre outros aspectos que terão de ser considerados na elaboração do seu novo plano alimentar.
Para além das mudanças na sua alimentação é fundamental fazer exercício físico de modo a garantir que aumente de peso de forma ainda mais equilibrada.

Márcia Freitas
Nutricionista
Nº Ordem 1210N
nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt


O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Publicado no dia 18-05-2013


1 comentário: