domingo, 12 de maio de 2013

Comer sushi apresenta vantagens para a saúde?

A cozinha japonesa tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos na Madeira e a seleção de pratos à base de sushi é muito procurada.

O sushi pode ser apresentado em duas formas:
1) Um bolinho de arroz avinagrado coberto com um pouco de wasabi (pasta de raiz forte) e um pedaço de peixe, marisco, ovo ou outra cobertura.
2) Um cilindro de arroz recheado com qualquer um destes ingredientes ou outro como fruta, e enrolado numa folha de alga desidratada.
Podemos afirmar que, regra geral, comer sushi é uma opção saudável e que até apresenta algumas vantagens para a saúde tais como:
  • O valor energético neste alimento não é muito elevado. Apresenta um valor de 20 a 60 kcal por porção. Uma refeição de sushi com seis porções rondará assim as 300kcal, o que é uma boa opção para quem quer controlar o seu peso. Contudo, se não houver um controlo da quantidade, ai tornará uma refeição calórica.
  • O arroz é constituído por hidratos de carbono complexos, importantes para o fornecimento de energia;
  • O peixe gordo é um importante fonte de proteínas, vitamina D e ácidos gordos ómega-3, essenciais a uma boa saúde cardiovascular;
  • Os legumes são pobres em calorias, mas ricos em vitaminas, fibras e minerais;
  •  As algas são ricas em fibra, iodo e contêm magnésio, ferro, antioxidantes e ácido fólico;
  • O molho de soja é constituído maioritariamente por soja e apresenta um baixo valor energético e parece ter alguns antioxidantes.
Contudo existem algumas desvantagens:
  • O seu teor de sal, que aumenta ainda mais quando se utiliza o molho de soja. Pessoas com hipertensão arterial, por exemplo, devem procurar diminuir a quantidade deste molho para assim não ingerir uma dose excessiva de sal.
  • O sushi frito e com maionese, creme de queijo ou outros ingredientes que irá aumentar substancialmente o valor energético e assim diminuir o seu interesse como refeição sofisticada e saudável.
  • Uma potencial fonte de intoxicações alimentares se não forem respeitadas todas as regras de segurança.
  • Acumulação de mercúrio com o consumo regular de alguns tipos de sushi, que funciona como uma toxina para o sistema nervoso central.
Tirando estas desvantagens, pode de vez em quanto seguir esta moda do sushi com consciência e saúde.
Márcia Freitas
Nutricionista
Nº Ordem 1210N
nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt
 
O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Publicado no dia 11-05-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário