quinta-feira, 9 de maio de 2013

Cinco Passos para uma vida mais saudável

 
O calor já chegou e acredito que muitos de nós queríamos ter chegado a este momento com um peso mais saudável e com melhores hábitos alimentares. Ainda vai a tempo! Mesmo se até ao verão não conseguir atingir todas as mudanças que sempre desejou, não é razão para não começar a dar os seus primeiros passos. Mas por onde pode começar? Os cinco primeiros passos que aconselho para ajudar a atingir os seus objetivos são um bom início:cica (ET) (Kapandji 2000).

1 - Comece com pequenas alterações que podem ser repetidas diariamente
Estas são mais poderosas do que as grandes alterações repetidas apenas uma ou duas vezes e abandonadas depois. Muitas pessoas, quando querem perder peso, acabam por fazer “dietas” não adequadas, para perder o máximo de peso possível. O problema é que se torna uma alteração muito grande para continuar a cumprir e, muitas vezes, só consegue manter durante alguns dias. Só porque não pode fazer tudo de uma só vez, e nem deve, não quer dizer que não esteja a ir na direção certa. É verdade que o caminho pode ser longo, mas ao continuar a avançar passo a passo, vai conseguir chegar à sua meta.

2 - Escreva o que tem que mudar ou melhorar
Tem que ser muito específico. Não basta escrever “eu quero perder peso”. Tem que escrever quanto peso pretende perder e em quanto tempo. Se não tem uma ideia clara do que pretende mudar ou melhorar, nunca saberá se está fazer progressos ou não.

3 - Escreva o que necessita para poder realizar esta mudança e o que está a impedir a mudança
Aconselho a que seja acompanhado por um nutricionista, que irá ajudar a escolher as melhores estratégias para atingir o seu objetivo. Atenções aos profissionais que estão a dar consultas de nutrição, que muitas vezes apresentam preços muito baixos, mas sem a qualificação específica na área da nutrição. Estes profissionais geralmente não trabalham com a mudança de hábitos alimentares, mas sim na prescrição de uma lista sem fim de suplementos. Antes de começarmos a fazer uma determinada alteração, vários são os fatores que se devem ter em conta para a elaboração de um plano alimentar estruturado e personalizado, tais como: história alimentar, preferências pessoais, alergias alimentares, patologias presentes e passadas, atividade física, análises sanguíneas, avaliação física, para além da motivação dada ao longo da sua mudança!
Tenha muito cuidado e opte sempre por um nutricionista registado na ordem dos nutricionistas e de preferência com alguma formação em coaching.

4 - Escreva o porquê de querer fazer mudanças nos seus hábitos alimentares
É por si que quer melhorar a sua vida, ou é porque o parceiro, o filho, o médico lhe disse que deveria? Se o seu porquê for muito forte, será mais fácil manter a força de vontade ao longo da sua mudança. Contudo, tente que a mudança seja feita por si mesmo e não apenas para agradar a outra pessoa, assim irá funcionar melhor e durante mais tempo. Seja persistente! Vão aparecer vários obstáculos pelo seu caminho e, às vezes, pode pensar que não tem força para os ultrapassar, mas a sua persistência vai ajudar a ultrapassar tudo. Terá tanto sucesso na sua mudança de hábitos alimentares, quanto maior for a sua capacidade de persistir.

5 - Depois de ter isto tudo escrito, passe à parte da ação
Não comece a adiar para amanhã, senão, esse amanhã nunca mais irá chegar. Se fez isso nos últimos anos, talvez foi por essa razão que não teve sucesso. Se quer um peso diferente daqui a 6 meses, tem que mudar o que faz hoje!
Comece hoje a sua mudança e acredite em si. O que antes parecia inalcançável, tornar-se-á surpreendentemente real. Depois irá olhar para trás e nem vai acreditar que conseguiu realizar o que realmente queria. Para isso acontecer, não comece por passos complicados, nem comece pelos outros, mas sim por um pequeno esforço dentro de si.
nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt.

Dra. Márcia Freitas
Nutricionista

O meu artigo No Jornal da Madeira
Publicado no dia 2-05-2013
http://impresso.jornaldamadeira.pt/noticia.php?Seccao=14&id=243932

 

Sem comentários:

Enviar um comentário