sábado, 24 de novembro de 2012

O meu artigo semanal no Jornal da Madeira.Tema desta semana "Deixe que a alimentação seja o seu remédio"


Deixe que a alimentação seja o seu remédio

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA | SÁBADO, 24 DE NOVEMBRO DE 2012 | POR JM


Será que uma alimentação saudável reduz o risco de apanhar uma gripe? A resposta é sim. Uma alimentação completa, variada e equilibrada, repleta de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, fortalece o sistema imunitário, protegendo o seu organismo contra as infecções, e por vezes, evitando ficar de cama vários dias. 


Se tiver um plano alimentar desequilibrado, rico em gorduras saturadas, açúcares e álcool, pobre em fruta e vegetais, o nosso organismo fica mais susceptível aos vírus da gripe. 

Alguns nutrientes fundamentais para a prevenção da gripe são a vitamina A,C, E, selénio e zinco. Estes nutrientes encontram-se em alimentos como goiaba, kiwi, laranja, limão, papaia, morango, tomate, pimentos, couves, bróculos, agrião, espinafre, cenoura, abóbora, ervilha, salsa, coentros, gengibre, cebola, alho, castanha, batata, batata-doce, arroz integral, flocos de aveia, carnes brancas, azeite, nozes, amendoins, entre outros. Mas no caso de já ter sido infectado pelo vírus da gripe, estes nutrientes vão reduzir os sintomas e o tempo de recuperação.
Será que é necessário a suplementação destes nutrientes? Depende de caso para caso, mas os alimentos ainda são o melhor remédio, porque é através destes que conseguimos todo um pacote nutricional. Contudo, os seus hábitos alimentares têm de ser avaliados por uma nutricionista, de preferência inscrita na respectiva Ordem, antes de incluir qualquer tipo suplementação na sua dieta diária. 
Um outro factor importante que não pode esquecer no seu plano alimentar preventivo e terapêutico, é a água. É fundamental uma boa hidratação na prevenção e tratamento da gripe. Aconselho também dormir bem e fazer exercício físico, pois são factores que ajudam a reforçar o seu sistema imunitário. 
Por isso, não espere até ficar doente para fazer mudanças nos seus estilos de vida e comece já a fazer uma análise aos seus hábitos alimentares, com a ajuda de uma nutricionista, antes que o vírus da gripe ataque.

Aqui deixo uma receita de um sumo repleto de nutrientes essenciais para combater a gripe:
Ingredientes
1 Cenoura
1 Maça
q.b Gengibre
Preparação:
Coloque os alimentos no liquidificador, adicione um pouco de água, bata, coe, e está pronto!

Márcia Freitas, Nutricionista
Nº Ordem: 1210N
http://nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt/
JM

Sem comentários:

Enviar um comentário