segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Jornal de Madeira : Beber água é um hábito saudável

Beber água é um hábito saudável

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA | SÁBADO, 10 DE NOVEMBRO DE 2012 | 


Todos nós já estamos cansados de ouvir que precisamos de beber água, vários copos por dia, preferencialmente. O problema é que as pessoas “esquecem” ou pior, não gostam de água.

Há pessoas que não conseguem beber água por falta de hábito e acabam por substitui-la por refrigerantes ou outras bebidas açucaradas. Estas mesmas bebidas podem conter num simples copo de 20 cl, 6 a 7 colheres de açúcar e para agravar a situação, estas não “matam” a sede, ao contrário da água, que além de conseguir hidratar o corpo ajuda a debelar a sede. 

Contudo, a função da água não se esgota nessas condições. A água também consegue prevenir varias doenças e proteger o organismo contra o envelhecimento, visto desempenhar um papel determinante em quase todas as funções do corpo, nomeadamente ao nível da digestão, absorção, transporte de nutrientes e excreção de substâncias. 

Nesse sentido, a água auxilia na regulação da temperatura do corpo, elimina as toxinas através da urina e da transpiração, molda bolo fecal, é usada intensamente no processo de respiração e faz a distribuição de muitos nutrientes pelos diversos órgãos do nosso corpo. 


Sendo assim, qual será a quantidade recomendada por dia? Se pensou em 1 a 1,5 litros, o seu raciocínio está certo. Contudo, a quantidade varia muito de pessoa para pessoa. Agora a pergunta é: Como é que sabe se está a beber a quantidade certa de água? Geralmente se tiver uma urina abundante, de cor clara, com pouco cheiro, é um bom indicador que está a beber água suficiente.


Beba água! Aproveite o Outono para começar este novo hábito. Vai ver que se vai sentir muito melhor. Deixo neste espaço uma receita de uma bebida hidratante para o seu dia-a-dia.


Chá de gengibre com limão
Ingredientes:1/2 litro de água
1 1/2 colher (sopa) de gengibre cru (ralado ou esmagado) 
1 rodela de limão sem casca 
Preparação: 
Aqueça a água (não levar a fervura) com o gengibre e o limão. 
Deixe por aproximadamente 10 minutos em lume brando, coe e sirva quente ou frio. 

Informação nutricional por copo
Valor energético 3 kcal 
Hidratos de Carbono 0g 
Proteína 0g 
Gordura 0g 
Márcia Freitas 
Nutricionista 
http://nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt 

Veja AQUI no Jornal da Madeira Online

Sem comentários:

Enviar um comentário