domingo, 10 de fevereiro de 2013

A poderosa vitamina do sol

Antigamente achava-se que a vitamina D tinha a função de permitir uma melhor absorção do cálcio da dieta, e a sua fixação no nosso esqueleto, assim tornando os ossos menos sensíveis a fratures. Mas, agora, vários estudos demostram que esta vitamina também é importante para o bom funcionamento do sistema imunitário e cardiovascular. 



Contudo, mesmo sabendo que a vitamina D é fundamental para a nossa saúde, algumas pessoas encontram-se com alguma deficiência desta mesma substância.


Então como podemos prevenir ou reduzir essa mesma deficiência? Para prevenir é importante englobar as duas fontes da vitamina, a luz solar e a alimentação. A luz solar é a principal fonte (85-95%) dessa vitamina. Contudo, alguns factores influenciam essa mesma produção, tais como, a latitude, a estação do ano, a hora do dia, área de pele exposta, o uso de protector solar, a poluição, a pigmentação da pele, a idade, queimaduras da pele, entre outros. 

Este conjunto de factores faz variar muito a síntese, e por vezes, torna-a insuficiente nos meses de Inverno. Então, a alimentação assume o seu papel. 

Os alimentos mais ricos em vitamina D são os óleos de fígado de bacalhau, os peixes gordos, tais como a sardinha, o arenque, o atum, a cavala e o salmão. Os ovos, a carne, o leite fortificado e a manteiga também contêm pequenas quantidades. No caso dos suplementos, contendo doses elevadas de vitamina D, só podem ser consumidos com o aconselhamento do seu médico e/ou nutricionista. 

Aproveite este Inverno para introduzir mais alimentos ricos em vitamina D ao longo da sua ementa semanal e aproveite para apanhar um pouco de sol, sempre com muito cuidado para não apanhar um escaldão. Mesmo que no Inverno não seja muito frequente, desfrute do sol, mas com segurança!

Márcia Freitas ,Nutricionista 
Nº Ordem: 1210N

O meu artigo Semanal no Jornal da Madeira
Publicado no dia 9-02-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário