segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Posso comer chocolates todos os dias?

A resposta a esta questão depende muito do tipo de chocolate que escolhe. O problema do chocolate está na quantidade de gordura saturada e açúcar contida no mesmo. Porém, o cacau, um dos principais componentes, já está comprovado que traz alguns benefícios para a saúde. Quando escolher o seu chocolate, opte pelo preto com mais do que 50-70% de cacau, e um baixo teor de gordura e açúcar.
O chocolate de leite ou branco possui muita gordura saturada e açúcar. Quando consumido em grande quantidade, pode ocasionar aumento de colesterol e contribui, a longo prazo, para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Uma óptima alternativa ao chocolate é a alfarroba. A alfarroba é uma vagem de cor escura e de sabor adocicado, rica em vitaminas e minerais, mas baixo em gordura e açucares. Actualmente é uma das melhores opções, se não a única, para substituir o chocolate, ou melhor dizendo, o cacau.

Seja qual for a sua escolha (chocolate preto/alfarroba), lembre-se que o bom senso é sempre bom. Apesar dos benefícios que estão sendo descobertos é importante evitar os exageros, já que tudo em excesso faz mal.
Aqui deixo uma receita de uma sobremesa saudável à base de chocolate.
Delícia de banana com chocolate

Ingredientes:
1 colher de sopa de raspas de chocolate preto
½ banana às rodelas
1 colher de sopa de iogurte de baunilha

Preparação:
Derreta o chocolate no micro-ondas, mas sem deixar queimar.
Cubra as rodelas de banana com o chocolate e o iogurte.
Bom apetite!

O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Publicado no 16-02-2013
http://impresso.jornaldamadeira.pt/noticia.php?Seccao=14&id=238045&sup=0&sdata

Sem comentários:

Enviar um comentário