quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Refrescar-se no verão

Agora com o verão, quem não se senta numa esplanada à beira-mar, para beber uma cerveja? Tenho a certeza que muitos vão dizer que sim. Faz parte dos hábitos alimentares de muitos madeirenses nesta época e não só. Será que é um hábito saudável? E se sim, qual será a quantidade indicada?



Bem, posso dizer que se a cerveja for consumida com moderação, pode ser benéfica para a saúde. Atenção, quando consumida em excesso ou por jovens com menos de 18 anos de idade, ou com contraindicações devido a doença, a cerveja pode a causa de problemas para a saúde. Mas o que é considerado um consumo moderado? Para os homens, o consumo máximo é duas cervejas de 300ml, por dia, e para as mulheres é uma cerveja de 300ml, por dia.


Mas gostava de deixar bem claro que, quem não consome ou nunca consumiu, não precisa de beber só porque pode trazer algumas vantagens. E atenção que há certas patologias em que o consumo de álcool, mesmo as cervejas, é contraindicado. Por isso, certifique-se se pode, ou não, introduzir este tipo de bebida nos seus hábitos alimentares.

Para quem tem excesso de peso, atenção à quantidade que está a ingerir. Muitas pessoas não levam em consideração o valor calórico das bebidas, só por serem um líquido e não ser necessário mastigar. Um copo de 300ml tem por volta de 90kcal e, só para terem uma noção, um pão de 50g contém 140kcal. Muitos evitam o consumo do pão mas depois abusam nas bebidas alcoólicas.

Mas, tenho uma boa notícia. A cerveja é uma das bebidas alcoólicas com menos calorias, se comparamos com o vinho ou as bebidas brancas.

Portanto, a palavra-chave aqui é, como tudo na vida, moderação. Aproveite ao máximo estes dias de verão na esplanada nas nossas belas praias, com ou sem cerveja.

Bom verão!


Márcia Freitas, Nutricionista
N.º Ordem 1210N
nutricionistamarciafreitas.blogspot.pt

O meu artigo semanal no Jornal da Madeira
Publicado no dia 6-08-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário